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A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 140 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

As normas foram publicadas em 1987, sendo emitida a primeira revisão em 1994. Em 2000, o foco foi ampliado e emitida a segunda revisão. Em maio de 2008 a norma passou pela terceira revisão que tem a sua publicação oficial prevista para agosto, visando melhorar a compatibilidade com a norma ISO 14001:2004 (Sistema de Gestão Ambiental).

 

Auditoria Interna é formada por um quadro de colaboradores que têm como função avaliar se os processos auditados estão seguindo os procedimentos estabelecidos conforme norma ISO.

Cada colaborador avalia um setor independente de sua atividade, ou seja nunca deverá auditar seu próprio setor, a fim de tornar transparente este processo.

Todos os envolvidos são avisados antecipadamente sobre a data de auditoria e o foco da mesma.

Existe um auditor líder (Prof. Cláudio Scavassa, especialista em Gestão da Qualidade e Mestre em Consultoria Empresarial), sendo que o mesmo realiza a reunião inicial e define a participação de cada auditor e realiza o acompanhamento e elabora avaliações sobre os resultados.

Ao ser realizada a auditoria são considerados NÃO CONFORMIDADES critérios que não atendam as especificações do produto e ou serviço, e ou não atendam os procedimentos internos da empresa, baseado na NORMA ISO.

Todas as não conformidades são registradas em documento padrão, porém são avaliadas junto ao setor ou responsável, verificando realmente a procedência.

Após concluída esta etapa é fornecida uma data especifica para AÇÃO CORRETIVA e após esta data, verifica-se se o que foi definido como ação corretiva foi eficaz e se realmente foi implantado, após esta conclusão é fechada a não conformidade.
 
Auditorias internas são base para o desenvolvimento da melhoria continua da qualidade, porém cada auditor deve ter em descrição de cargo o atendimento a sua capacidade, o mesmo deve ter curso de auditor interno e conhecimentos básicos nos processos em que o mesmo irá atuar.

 

  • As atividades 5 S tiveram início no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, como instrumento para combater a sujeira das fábricas.
  • No Brasil, o Programa 5 S foi lançado formalmente em 1991.
  • O nome “5 S” está associado a cinco palavras em japonês que começam com S.
  • Quando da tradução para o português, não se encontraram palavras iniciadas com S que tivessem o mesmo significado dos ideogramas em japonês.
  • A melhor maneira encontrada para expressar o sentido dos termos originais e manter a denominação original do Programa foi acrescentar à tradução a expressão “SENSO DE”.
  • A expressão “SENSO DE” significa a capacidade de apreciar, julgar e entender.

Os macroprocessos e os processos já foram mapeados e já está constituí­do o Comitê da Qualidade, que juntamente com o RD (Representante da Direção) realiza reuniões de análise crí­tica para melhoria dos processos. O Treinamento em auditoria interna treinou 10 (dez) colaboradores para realização de auditorias de primeira parte (colaboradores internos auditando processos internos). O treinamento no Programa 5 S foi dado à todos os colaboradores e já realizamos a primeira auditoria interna com as devidas adequações realizadas. Os documentos obrigatórios já foram redigidos e no momento estamos em fase de elaboração dos Procedimentos e Instruções de Trabalho

 
 
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